Flávio, nasceu em 11 de janeiro de 1944, em Palmares, Pernambuco, perto de Recife, no querido Nordeste brasileiro. Com 2 anos de idade foi para João Pessoa, Paraíba, onde viveu até os seus 14 anos. A seguir, foi para o Rio de Janeiro, onde morou por cerca de 40 anos.
Flávio (3º da esq. p/ dir) na PUC em 1973 com Gilberto Gil, Chico Buarque e Jards Macalé.
Estudou até os 22 anos, como interno no Seminário Arquidiocesano de São José no bairro do Rio Comprido. Fez curso de Português-Literatura na UERJ – Universidade Estadual, onde se formou, e após, começou a trabalhar como Professor. Depois, continuando seus estudos, fez Mestrado em Literatura na PUC – Pontifícia Universidade Católica, ambas na cidade do Rio de Janeiro, onde defendeu tese sobre a vida e obra de Afonso Henrique de Lima Barreto.
Com o amigo Waldemar Valente Jr. em uma palestra na C.E.U.
Atuou como Professor por mais de 30 anos no Ensino Médio, quando deu aula também de Artes Cênicas e paralelamente atuando como Poeta de Rua, fazendo Poesia Popular, coloquial, cênica, teatral e participativa.
Ficou durante muitos anos, no Rio de Janeiro, trabalhando, escrevendo e publicando seus livros de forma artesanal, marginal, independente, alternativa.
Com o seu violão na praça de Lumiar / N.F.
Em 2003, lançou por uma pequena Editora, chamada Ibis Libris, uma Antologia de 30 anos de trabalho, resumindo 14 livros, de 1967 até 1997, chamada “Poesia na Rua”.
Em 1980, criou a “Feira da Poesia da Cinelândia”, no Centro do Rio de Janeiro. Participou também de outros grupos, como o “Passa na praça que a poesia te abraça”, como o “Balcão Poético”, no bairro do Flamengo, também na cidade do Rio de Janeiro.
Final de um show no Country Club de Nova Friburgo.
Tem 6 (seis) CDs gravados, ele cantando com amigos convidados, e mais 2 (dois) CDs gravados por outros artistas, sendo somente compositor, nessas obras. Quem desejar conhecer suas músicas, pode visitar o seu canal no YouTube ou pelo Spotify – Flávio Nascimento-Oficial, onde canta canções autorais. Geralmente faz as letras-poemas e às vezes faz também as melodias. Contando sempre com variados amigos parceiros
Em frente ao seminário diocesano de Nova Friburgo.
Flávio Nascimento é bastante conhecido por onde passa, por ser o autor da letra de “Estilhaços de Amor”, música que fez em parceria com Cátia de França, que foi por ela gravada nos anos 80 e vinte anos depois, foi gravada também pelo conjunto de forró “Nó Cego”, (São Pedro da Serra/Lumiar). Recentemente teve a grata surpresa ao ouvir, Estilhaços de Amor, na voz maravilhosa cantora Simone, gravada em seu mais novo álbum, com isso ele se sentiu muito feliz e achou muito gratificante.
Reunião com amigos na visita de Reinaldo Vargas a Nova Friburgo
Hoje em dia, está aposentado e vive tranquilamente, lendo e fazendo suas músicas, mora em Nova Friburgo, em uma pequena rua chamada Pernambuco, nome do lugar onde nasceu, esquina com Rua Paraíba, que é o nome do lugar onde foi criado, gosta muito dessa coincidência
Atualmente o seu Projeto é publicar sua obra completa, “Em busca da Poesia Popular, Participativa”, em mais de 50 anos de trabalho.
Em uma festa na floresta com sua companheira, Marize.
Flávio Nascimento – Todos os direitos reservados – 2023 – por Agência 2L